" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
A Contaminação do Santuário
Além do jardim do Eden ser um ponto de encontro entre Deus e seus filhos,o próprio ser humano é considerado por Ele um santuário para a Sua habitação.ao contrastar com a perfeição original,a realidade atual de degeneração de degradação ,tanto da natureza quando do próprio homem,trazem a constatação invevitável de que algo aconteceu para mudar esse quadro de perfeição.a Bíblia descreve esse acontecimento e revela que o mal teve sua origem no próprio céu e transferiu-se para a Terra,no jardo do Eden e afetou o ser humano e a natureza.Deus não desistiu de sua criação.Iniciou imediatamente o processo de purificação dos santuários afetados.a seguir estudaremos os detalhes bíblicos da queda do ser humano e a atitude de Deus diante deste fato.

1- Qual era a função de Lucifer no santuário celestial? Ezequiel 28:14,15,17
tu eras _________da guarda ungido,e te estabeleci;permanecias no _________de Deus,no brilho das pedras preciosas.
Querubim da Guarda é uma tradução da palavra hebraica sokek,que significa "cobridor".Lucifer era o anjo cobridor da lei de Deus,atuando no lugar santíssimo do santuário celestial.Era o mais importante anjo do Céu,o guardião da lei.

2- Qual era o desejo do coração de Lucifer? Isaias 14:12-14 ( marque V ou F)
(   ) Queria promover a paz e unidade no Céu.
(   ) Queria assentar-se no trono de Deus ser adorado e comandante do universo.
(   ) Queria ocupar o lugar de Deus no santuário celestial.
O mal se originou no Céu,no coração de Lucifer (Ap 12:7-9).A rebelião de Lucifer é um mistério e,infelizmente,Satanás não atua sozinho.Ao ser expulso do Céu arrastou consigo a terça parte dos anjos (Ap 12:3e4).

3- Qual a consequência da rebelião de Lucifer no Céu? Ezequiel 28:16-17;Apocalipse 12:7-9
Pelo que te ________,profanado,__________do monte de Deus.Houve _________no Céu.E foi _______o grande dragão,a antiga serpente que se chama diabo e Satanás,o sedutor de todo o mundo,sim foi _________para a Terra com os seus anjos.
O Monte Santo de deus é uma referência bíblica ao santuário celestial.Satanás atentou contra o santuário ao difamar o caráter de Deus.Mas ele foi expulso de lá juntamente com os anjos que o seguiram.Seu propósito satânico de ocupar o lugar de Deus transferiu-se para a Terra.

4- Qual foi a estratégia de Satanás para introduzir a rebelião na Terra? Gênesis 2:16-17;3:4
De toda árvore do jardim _________livremente,mas da árvore do conhecimento do ______e do_____ não comer5s.Porque no dia em que comerdes certamente ________.A serpente disse:é certo que _______morrereis.
Lucifer,não tendo êxito em perpetuar sua rebelião no santuário celestial,veio atacar o ser humano no Jardim do Eden,o outro santuário de Deus.A estratégia utilizada foi semear a duvida no coração de Eva.Pelo engano,levou-a a duvidar de Deus e a desobedecê-Lo.Ao pecar tornou-se ela um agente de Satanás na rebelião,levou Adão para o mesmo caminho e provocou,como resultado do pecado,a morte (Rm 6:23).Após a queda,o homem ficou sob a condição de não mais poder ver a face de Deus ( Is 59:2).

5-Qual é o efeito do pecado na natureza humana? Romanos 3:10-13 (Marque V ou F)
(   ) Ficou melhor            (   ) Ficou desfigurada          (   ) Continuou a mesma
A natureza humana ficou propensa o mal.O  homem perdeu a intimidade com Deus e a imortalidade que eram condicionais à obediência.O homem ficou preso às cadeias de uma vontade corrompida.A partir de então,só é possível realizar o bem através da atuação de Deus no coração,que opera em nós o querer e o efetuar segundo a Sua boa vontade (Fp 2:13;1Co 2:14;gl 5:19 e 20).Dessa forma,o homem como santuário de Deus (1Co 6:19)foi atingido,e a  comunhão direta com o Criador foi interrompida.

6-Qual as consequências do pecado? Gênesis 3:23;Romanos 5:12
O homem foi expulso do ________.Por um só homem entrou o pecado no ______e,pelo pecado a _______,e a morte passou a todos os homens.
O pecado atingiu o ser humano como um todo,desfigurou a imagem divina nele,comprometeu os aspectos físicos,mentais e espirituais.Não apenas o ser humano afetado,mas a própria natureza,que geme e suporta angustia até agora (Rm 8:22).

7- Qual a reação de Deus após o pecado ? Gênesis 3:9 e 21
E_________o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou:onde_______?Fez vestimenta de peles e os _________.
Após a entrada do pecado adquirimos uma natureza má e  hoje lutamos contra as forças esoiritual do mal."Nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue e sim contra os principados e potestades,contra as forças espirituais do mal"(Ef 6:10).E unicamente através de Cristo que podemos obter intercessão constante (1Tm 2:5),e,através dEle,libertação do pecado e de suas consequências.Vida eterna,restabelecimento da comunhão com Deus é e um privilégio de sermos considerados Seus Filhos é o resultado da ação do próprio Deus em nosso favor (1Jo 3:1).

Compromisso de Fé:
(   ) Creio que o mal se orifinou no Céu através de um anjo de luz.
(   ) Creio que deus através de Cristo pode transformar minha natureza
(   ) Creio que,na luta contra o mal,posso vencer através de Cristo